fbpx

Blog

Manter o sistema imunológico em dia dá trabalho. Muita energia é gasta para que a patrulha de células que compõem suas defesas permaneça a postos. Agora pense: qual é o momento ideal para realizar os ajustes nesse sistema e mantê-lo em operação? Nota dez a quem pensou nas horas de descanso noturno. Dormir bem é um fator crucial, pois durante esse período a imunidade se refaz.

Na contramão, quem passa noites em claro não desenvolve uma proteção confiável. O pouco tempo no colchão faz subir a liberação de cortisol, um hormônio relacionado ao estresse. “Em excesso, essa substância diminui a reação de defesa”, ensina a ginecologista Helena Hachul, do Instituto do Sono, em São Paulo.

Seu sistema imunológico também depende do sono para funcionar bem e defender seu corpo contra substâncias estranhas ou nocivas. A deficiência do sono pode mudar a maneira como seu sistema imunológico responde, pois a privação prolongada e severa de sono está associada a alterações da função imunológica natural e celular. Por exemplo, se você não dorme adequadamente, pode ter problemas para combater infecções comuns. 

Um estudo conduzido na instituição paulista apontou que a privação de sono corta pela metade a produção de anticorpos de pessoas que tomaram a vacina contra a hepatite A. Outro artigo, assinado por experts da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, aponta que o risco de ficar resfriado é 4,5 vezes maior em sujeitos que cochilam por menos de cinco horas por dia.

As necessidades de sono variam de pessoa para pessoa e a quantidade de horas que você precisa dormir por noite mudará ao longo da sua vida. Na pesquisa americana, 164 voluntários registraram as horas de sono durante uma semana. Depois, foram isolados em um hotel por cinco dias, onde travaram contato com o rinovírus, causador do resfriado. Aqueles que dormiam menos tempo acabaram mais doentes – sinal de que o sistema imune não estava treinado para rechaçar a ameaça.

Mas, não se esqueça, para dormir bem é necessário ter um colchão de qualidade que proporcione um sono reparador, como os colchões Sonotop. São diversos modelos, com diferenciais únicos que refletem diretamente na qualidade de vida e na sua saúde. 
Com informações: Revista Saúde

Start typing and press Enter to search

This is why we had to go hands-on replica watches using the new iterations on this icon.